sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O sapato mais caro do mundo


Um protótipo de sapato bordado pelo sapateiro francês, Roger Vivier, considerado o mestre sapateiro mais criativo do século XX, foi comprado em leilão por cerca de 20.000 euros. Considerada uma das peças mais raras de todo o catálogo, o protótipo do scarpin de noite criado para a Princesa Soraya em 1962 em seda com bordados feitos pela Maison Rébé em fio de prata e topázios, salto “pé-de-cabrito”, foi a sensação do leilão; arrematado por 19.750 euros, pela própria Maison Roger Vivier, uma quantia jamais gasta antes no mercado dos sapatos.
A marca de luxo, adquirida pelo grupo italiano Diego Della Valle no ano 2000, também arrematou lotes de modelos criados para Christian Dior na dourada década de 50, sapatos para Cary Grant, scarpins para Elizabeth Taylor e Brigitte Bardot, botas para John Lennon, criações para Yves Saint-Laurent entre tantas outras.

O objetivo de tantas aquisições seria evitar a dispersão do legado do mais ilustre “boutier” da frança. O governo francês, em ação conjunta com a Maison Roger Vivier, arrematou 50 lotes considerados excepcionais entre aqueles 350 em oferta, que serão doados ao Museu Internacional do Sapato, localizado na cidade de Romans, capital francesa do calçado de luxo, e que já possui em seu acervo calçados de personalidades célebres como os de Catarina de Médicis, as sapatilhas do bailarino Rudolf Nureyev e os sapatos usados pelos atores Leonardo di Caprio e Kate Winslet no filme Titanic. 
O próprio Roger Vivier, já havia em vida, doado mais de 240 modelos e protótipos de suas criações ao estado francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário